Rua Dom José de Alarcão, 55 - Ipiranga
São Paulo - SP
Segunda a Sexta
08:00 - 21:00
+55 11 2061 7527 | +55 11 9 9557 3302
contato@soumaiscoworking.com.br

Blog Sou Mais Coworking

O mais completo espaço de Coworking do Ipiranga

Gestão para iniciantes: dicas para começar bem uma empresa

Gerir uma pequena ou média empresa requer mais do que teoria

Iniciar um processo de gestão, não é tarefa das mais fáceis. Mesmo que o profissional seja gabaritado o suficiente, muitos profissionais não possuem o perfil adequado para assumir cargos de liderança. Isso se não for o caso de um empreendedor, que está iniciando uma empresa. Como esse gestor pode se sair bem nessa nova empreitada?

Um dos maiores desafios de um gestor é gerar resultados positivos, oriundos da união entre organização e eficácia de uma equipe. Nessa jornada, situações inesperadas surgem como obstáculos, que tornam a atividade ainda mais complexa.

Para empreendedores que estão iniciando uma empresa, a liderança pode ser assustadora, mas não se trata de uma missão impossível. Apesar do receio que o cargo mais alto em uma hierarquia pode gerar, não é preciso ter medo.

Listamos algumas dicas especiais para novos gestores:

Seja o principal exemplo

Não é questão de ser perfeito, mas para que os colaboradores deem o seu melhor, é preciso que você seja um exemplo para eles. Encarado como modelo comportamental, sua postura profissional será cobrada e avaliada não somente pelos seus parceiros do mesmo setor, mas também pela empresa no geral.

Esforce-se para cumprir prazos e a atingir as metas estabelecidas, mantenha um equilíbrio entre a razão e a emoção nas tomadas de decisões e saiba que suas ações vão poder ou não motivar a mudança comportamental nos seus colaboradores.

Vivendo e aprendendo

Como diz a expressão popular: “você não precisa reinventar a roda”. Gestores muito radicais que fazem o máximo para mostrar serviço, podem até possuir boas intenções, mas também podem fazer todo o trabalho anterior cair por terra. Dedique os primeiros momentos como gestor para conhecer a equipe, compreender as regras e normas da empresa, estudar os objetivos e processos.

Que tal apostar em reuniões individuais com cada um dos colegas? Isso pode ser importante para que você conheça melhor o papel deles dentro da organização. Desvende o que realmente importa para eles e veja como você pode ajudá-los.

Foco

Se antes você não era gestor, então seus objetivos e metas eram um tanto diferentes em relação ao momento atual. Certo? Como colaborador, você realizava tarefas e auxiliava em serviços que eram delegados a você. Agora, como gestor, esperam de você competência e preparação. Por isso, é importante que você contribua para a equipe, ajudando outros a realizarem suas tarefas da mesma forma que você espera auxílio de um gestor.

Gestores iniciantes podem ter dificuldades nessa questão, pois o seu desempenho agora estará vinculado ao desempenho da sua equipe. Isso significa que, se a sua equipe falhar, você falha.

Mas caso tudo saia de forma positiva, quem levará todo o crédito será você. Lembre-se de compartilhá-lo com o resto do grupo, ou seus colaboradores poderão se sentir um tanto desmotivados ou injustiçados.

Use a tecnologia

Existem programas e apps excelentes para realizar uma gestão empresarial. A evolução da tecnologia e a banda larga vieram para auxiliar funções desde as mais complexas até as mais simples. Por isso, pesquise e programe de forma inteligente as ferramentas que vão lhe auxiliar a fazer uma gestão mais transparente e simplificada, com relatórios mais precisos e check list das atividades delegadas e realizadas.

Coworking

Esse formato de escritórios chegou com uma única missão: remodelar o cansado e cada vez menos producente conceito de locais tradicionais de trabalho. Oferecendo uma experiência inovadora, os escritórios compartilhados são ideais para empresas e profissionais liberais que buscam unir redução de custos e aumento de produtividade.

Com crescimento de 114% em um ano, o segmento ultrapassou 800 espaços em fevereiro, segundo a Coworking Brasil, com dados revelados em 2017. Combinando um serviço de ponta com preço competitivo, é possível adequar pequenas e médias empresas no local, de forma prática e eficiente.

Algumas vantagens do ambiente de Coworking:

  • Com menos paredes, o modelo oferece mais integração, inovação e networking entre diferentes profissionais da mesma ou de variadas empresas;
  • Esses ambientes oferecem também salas privativas e de reuniões;
  • Os ambientes são mais coloridos, descontraídos e aguçam a criatividade e a produtividade;
  • Muitos possuem áreas voltadas para lazer e descanso;
  • A infraestrutura é de ponta, com mesas e cadeiras confortáveis, Wi Fi, salas de reuniões, etc.;
  • Os serviços de manutenção inclusos no escritório compartilhado geram menos preocupações com o que não é o foco de seu trabalho;
  • Existe total flexibilidade para aumento ou diminuição da estrutura física, dependendo do volume de trabalho de que o profissional ou a empresa necessita − sem burocracia, você pode contratar mais mesas de trabalho ou devolvê-las, pagando somente pelo que realmente utiliza.

Será que compensa?

Se você tem dúvidas sobre se vale a pena investir nesse tipo de formato, a Sou Mais Coworking oferece uma ferramenta exclusiva que serve como calculadora para que você possa avaliar a diferença entre a locação de uma Sala Comercial nos moldes tradicionais e a opção por um Espaço em Coworking.

Basta preencher o formulário aqui, nesta página, com os valores médios que você paga ou pretende pagar alugando uma sala comercial e veja como é mais vantajoso contratar os serviços da Sou Mais Coworking.

O espaço está localizado no Ipiranga, rota dos grandes geradores de negócio, na região central da cidade. O local possui fácil acesso à zona Sul, zona Leste e ao ABC.

Com informações: Imperatriz Notícias, eGestor, IpnetSoluções.

You may also like
O que é uma startup?

Leave a Reply